Existem certas coisas difíceis de acreditar. Uma delas é que Jesus vai voltar. Falo isso, pois todas as vezes que falo com alguém sobre a volta de Jesus, a pessoa nem dá atenção. Quer ver alguém mudar de assunto? Fale da volta de Jesus. Sei que existem pessoas que não acreditam nem que Ele já veio ao mundo, como então acreditarão em Sua volta? Mas o que me impressiona é ver cristãos que vivem as suas vidas dentro das igrejas, até falando da Palavra de Deus, louvando nos cultos, fazendo vigílias e campanhas de oração ou qualquer outro tipo de “campanha” - pois isto está na moda entre os evangélicos - mas não vivem suas vidas crendo que a qualquer momento Jesus pode voltar. Mas Ele vai voltar para nos buscar: todos os que acreditarem na Sua mensagem e aceitarem que Jesus nasceu e viveu aqui fazendo a vontade de Deus, todos que aceitarem que Jesus morreu na cruz por nossos pecados, todos que acreditarem que Ele ressuscitou e entregaram as suas vidas a Ele. Jesus um dia voltará, como Ele mesmo nos disse em João 14.3: “E se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vos também”. Jesus nos promete voltar e nos levar para um lugar preparado por Ele. Portanto, acredite, este dia pode estar mais perto do que imaginamos. Não podemos viver nossos dias sem termos esta certeza, pois isto seria por em risco a garantia de estarmos naquele lugar junto com nosso Mestre. Jesus tem um reino e é nesse reino que estaremos com Ele, mas existem regras para podermos entrar no reino de Deus. Jesus nos diz em Ap 3.21: “Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai em Seu trono”. Para estarmos com Jesus em seu reino precisamos vencer! Talvez alguém pergunte: Vencer o que? A Palavra de Deus nos responde, dizendo que temos que vencer o mundo – 1 João 5.4: “Porque todo que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. Para estarmos com Jesus em seu reino precisamos primeiramente: Nascer de novo, ou seja, morrer para as velhas práticas do passado e nascer para Deus, vivendo conforme a sua Palavra. Precisamos ter fé. E o que é fé? Hb 11.1: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem". Agora está ficando fácil de entender esta Palavra. Para estar com Jesus em seu reino, precisamos já estar vivendo com Ele aqui. Enquanto estivermos neste mundo, precisamos viver cada dia acreditando que Jesus virá, pois assim teremos cuidado em cumprir Seus mandamentos e colocar em prática a sua Palavra. Não sabemos nada do que pode acontecer daqui a um segundo. Se morrermos, temos que partir preparados, pois a decisão de viver para Jesus se toma em vida, "pois ao homem está destinado morrer uma só vez e segue-se o juízo" – Hb 9.27. Todos os dias de nossa vida devem ser vividos de tal forma que, se morrermos ou se Jesus voltar, estejamos prontos. Vivendo assim é mais fácil de se humilhar e pedir perdão, é mais fácil de fugir da tentação, é mais fácil de ser sincero, é mais fácil perdoar, é mais fácil honrar os pais, é mais fácil entender os filhos, acreditando que Jesus vai voltar é mais fácil carregar a nossa cruz e segui-lo vivendo como Ele viveu, sem pecar. Não podemos acordar e sair para as nossas muitas atividades diárias nos esquecendo que Jesus pode voltar enquanto trocamos de roupa, ou enquanto caminhamos para a escola, ou enquanto estamos sufocados em nosso trabalho. Não podemos esquecer que não importa onde estaremos, mas sim como estaremos naquele grande e decisivo momento. Se eu estiver arrumando meus cabelos ou se estiver orando de joelhos e com o rosto no pó, o que realmente importa é como estará a minha vida, como Jesus me encontrará naquele momento. Estarei com o meu coração livre da amargura, do engano, do ódio e dos pensamentos impuros? Sabemos que existem regras para podermos ir com Jesus para o reino de Deus - Ap 21.8: “Mas, quanto aos tímidos, aos incrédulos, e aos abomináveis, aos homicidas, aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte”. A Palavra de Deus nos esclarece bem a respeito desta verdade: só os vencedores estarão com Jesus! Os que vencerem o mal, rejeitando o pecado e vivendo o evangelho. E não importa o quanto Ele demore, importa que Ele voltará! Vale a pena esperar, pois esta é a promessa de um Deus verdadeiro, que nos deu a vida e nos resgatou do mal, nos dando a chance de viver eternamente em seu Reino! Ap 1.8: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, que era e que há de vir, o Todo Poderoso”. VOCÊ ESTÁ PRONTO?
Crer é confiar, é ter fé, é acreditar. As Sagradas Escrituras nos adverte que sem fé é impossível agradar a Deus, o meu intuito é promover o cristianismo na sua essência, isto é, Jesus vivendo, amando e tocando vidas através de seus discípulos hoje e também contruibuir para edificação da sua fé. Fiquem na paz.
Total de visualizações de página
domingo, 31 de julho de 2011
Seduzidos pela feitiçaria chique!!!
"Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus" (3 João 11).
Fiquei sabendo de uma festa de aniversário de uma pré-adolescente, filha de um grã-fino da alta sociedade inglesa, em que o tema foi "a feitiçaria". "Chique, não é mesmo?", sentenciavam alguns convidados.
Fiquei curioso e li mais sobre a matéria: muitos estavam fantasiados de personagens de vários seriados de TV, que defendem a bruxaria, outros de monstros e, claro, de Harry Potter e sua turma. Era tudo em um estilo elegante e havia até "zumbis". Não, não, a festa não ocorreu em uma santería cubana, nem em um terreiro de candomblé brasileiro e, tampouco, em uma casa de vodu haitiano. Esse fetichismo infantil foi realizado em uma casa luxuosa em Londres, com direito até a manobrista à porta para estacionar os carrões dos figurões que traziam seus filhos.
Hoje em dia, os feiticeiros estão presentes em inúmeros lugares: fantasiados nas ladeiras da cidade de Olinda durante o carnaval, nas telinhas das TVs e nos protestos globalizados pela paz mundial. Eles estão lá... muitas vezes tímidos freqüentadores de covens (grupos de pessoas que estudam e praticam a bruxaria) em sítios distantes dos centros urbanos. Outras vezes, exibidos e provocando aqueles que passam ao largo (com a mesma desenvoltura das prostitutas do "Bairro da Luz Vermelha", em Amsterdã).
A visibilidade deles se traduz como um novo status social – o da "feitiçaria chique"!
Em nossos dias, fetiches marcam culturalmente a identidade dos nossos adolescentes, mas afetam também suas vidas espirituais em pelo menos dois aspectos:
Coincidência ou não, na mitologia grega somos apresentados a "Cerberus", também um cachorrão de três cabeças que protege a entrada do Hades. Ambos, "Fofo" e "Cerberus", ficam calmos ao som de música. Nossos adolescentes, quando estudarem sobre "Cerberus", na mitologia grega, vão se lembrar do "Fofo" de Harry Potter. "Cerberus", porém, mata pessoas e não é, de forma alguma, uma criatura agradável. Chique? Claro que não. Tenebroso? Sim senhor!
A Bíblia nos adverte sobre o perigo de confundir o que é reto e luminoso com o que é perverso e escuro: "Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!" (Isaías 5.20).
Se a adolescente possui televisão a cabo, aí mesmo é que ela pode ser influenciada ou iniciada diariamente na feitiçaria e no modo de vida da wicca (nome moderno da bruxaria). Há vários seriados onde as heroínas são bruxas adolescentes bonitas e agradáveis: Sabrina, Aprendiz de Feiticeira; Charmed; Buffy, a Caça-Vampiros, entre outros.
"Ser bruxa é chique e legal", fantasiam nossas adolescentes após assistirem tais seriados. Muitas vezes querem imitá-las, procuram mudar de identidade para serem mais aceitas pela sua turma, entusiasmam-se e passam a ler mais e a estudar com afinco sobre a wicca. Ninguém precisa mais caçar bruxas, elas estão na nossa vizinhança e, às vezes, na nossa própria família. Muitas crianças estão cegas e sendo iniciadas prematuramente no paganismo através de filmes, jogos, modas, TV, internet e muitos livros de incentivo à bruxaria.
Portanto, é das mentes dos nossos adolescentes que o inimigo quer se apossar. O Diabo quer desestabilizar a lucidez espiritual dos nossos jovens e plantar nas mentes mais frágeis o interesse, ainda que aparentemente ingênuo, pela "chiquérrima" espiritualidade wiccana.
Assim sendo, cientes de que nossos filhos podem estar sendo indiretamente aprendizes de feiticeiros e que estamos vendo uma nova geração de cananeus chiques surgindo no planeta, não temos tempo a perder!
Inculquemos nas nossas mentes e nas dos nossos filhos o amor genuíno por Deus e, "finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe os vosso pensamento" (Filipenses 4.8).(Dr. Samuel Fernandes Magalhães Costa - http://www.chamada.com.br)
Fiquei sabendo de uma festa de aniversário de uma pré-adolescente, filha de um grã-fino da alta sociedade inglesa, em que o tema foi "a feitiçaria". "Chique, não é mesmo?", sentenciavam alguns convidados.
Fiquei curioso e li mais sobre a matéria: muitos estavam fantasiados de personagens de vários seriados de TV, que defendem a bruxaria, outros de monstros e, claro, de Harry Potter e sua turma. Era tudo em um estilo elegante e havia até "zumbis". Não, não, a festa não ocorreu em uma santería cubana, nem em um terreiro de candomblé brasileiro e, tampouco, em uma casa de vodu haitiano. Esse fetichismo infantil foi realizado em uma casa luxuosa em Londres, com direito até a manobrista à porta para estacionar os carrões dos figurões que traziam seus filhos.
Hoje em dia, os feiticeiros estão presentes em inúmeros lugares: fantasiados nas ladeiras da cidade de Olinda durante o carnaval, nas telinhas das TVs e nos protestos globalizados pela paz mundial. Eles estão lá... muitas vezes tímidos freqüentadores de covens (grupos de pessoas que estudam e praticam a bruxaria) em sítios distantes dos centros urbanos. Outras vezes, exibidos e provocando aqueles que passam ao largo (com a mesma desenvoltura das prostitutas do "Bairro da Luz Vermelha", em Amsterdã).
A visibilidade deles se traduz como um novo status social – o da "feitiçaria chique"!
Em nossos dias, fetiches marcam culturalmente a identidade dos nossos adolescentes, mas afetam também suas vidas espirituais em pelo menos dois aspectos:
1. Familiarizando-se com o paganismo
Nossos adolescentes passaram a ser indiretamente apresentados ao ocultismo. Por exemplo, no livro e no filme Harry Potter e A Pedra Filosofal, aparece um cachorrão de três cabeças chamado "Fofo", que protege a entrada de uma câmara onde está contida a pedra filosofal. Qualquer um pode até presentear crianças com esse "Fofo" – ele está à venda, em pelúcia, em várias lojas nos shopping centers. As crianças podem levá-lo para casa e até dormir com ele nas suas próprias camas.Coincidência ou não, na mitologia grega somos apresentados a "Cerberus", também um cachorrão de três cabeças que protege a entrada do Hades. Ambos, "Fofo" e "Cerberus", ficam calmos ao som de música. Nossos adolescentes, quando estudarem sobre "Cerberus", na mitologia grega, vão se lembrar do "Fofo" de Harry Potter. "Cerberus", porém, mata pessoas e não é, de forma alguma, uma criatura agradável. Chique? Claro que não. Tenebroso? Sim senhor!
A Bíblia nos adverte sobre o perigo de confundir o que é reto e luminoso com o que é perverso e escuro: "Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!" (Isaías 5.20).
A cultura adolescente está sendo bombardeada pela bruxaria.
2. Criando fantasias pagãs no imaginário das adolescentes
A cultura adolescente está sendo bombardeada pela bruxaria. Antes mesmo de surgir Harry Potter, elas já podiam assistir o filme Jovens Bruxas (1996). Ele tratava de jovens bruxas colegiais que acabam brigando entre si – é a "boa" contra a "má" bruxaria. Segundo a Bíblia, porém, bruxaria é sempre bruxaria, independente de ser "boa" ou "má", e é algo que devemos evitar.Se a adolescente possui televisão a cabo, aí mesmo é que ela pode ser influenciada ou iniciada diariamente na feitiçaria e no modo de vida da wicca (nome moderno da bruxaria). Há vários seriados onde as heroínas são bruxas adolescentes bonitas e agradáveis: Sabrina, Aprendiz de Feiticeira; Charmed; Buffy, a Caça-Vampiros, entre outros.
"Ser bruxa é chique e legal", fantasiam nossas adolescentes após assistirem tais seriados. Muitas vezes querem imitá-las, procuram mudar de identidade para serem mais aceitas pela sua turma, entusiasmam-se e passam a ler mais e a estudar com afinco sobre a wicca. Ninguém precisa mais caçar bruxas, elas estão na nossa vizinhança e, às vezes, na nossa própria família. Muitas crianças estão cegas e sendo iniciadas prematuramente no paganismo através de filmes, jogos, modas, TV, internet e muitos livros de incentivo à bruxaria.
Conclusão
Satanás é um vampiro da psique humana. Ele nos seduz, ilude e depois mata. Na Bíblia Sagrada, feitiçaria é uma espiritualidade associada às obras da carne e jamais à vida no Espírito. Lemos: "não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam" (Gálatas 5.20-21).Portanto, é das mentes dos nossos adolescentes que o inimigo quer se apossar. O Diabo quer desestabilizar a lucidez espiritual dos nossos jovens e plantar nas mentes mais frágeis o interesse, ainda que aparentemente ingênuo, pela "chiquérrima" espiritualidade wiccana.
Assim sendo, cientes de que nossos filhos podem estar sendo indiretamente aprendizes de feiticeiros e que estamos vendo uma nova geração de cananeus chiques surgindo no planeta, não temos tempo a perder!
Inculquemos nas nossas mentes e nas dos nossos filhos o amor genuíno por Deus e, "finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe os vosso pensamento" (Filipenses 4.8).(Dr. Samuel Fernandes Magalhães Costa - http://www.chamada.com.br)
domingo, 3 de julho de 2011
PROSPERIDADE ?
Alguém que quer ser sustentado por Deus de forma milagrosa em suas aflições e necessidades cotidiana tenta a Deus assim como fizeram os filhos de Jacó no deserto “E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo carne para o seu apetite” ( Sl 78:18 ), e ainda não compreendeu que Deus quer dar vida ao homem e não pão comum ( Dt 8:3 ). É incrível a inversão de valores que há em nossos dias: as pessoas querem ‘comer’ do evangelho e trabalhar para ‘viver’ diante de Deus.
O tema de muitas mensagens e pregações ditas evangélicas em nossos dias geralmente é um convite à prosperidade material. As promessas contidas na bíblia são apresentadas a muitos incautos como garantia de prosperidade.
O evangelho é apresentado como investimento financeiro. É ordenado nas tribunas: “- Sejam ousados na semeadura! Invista no reino de Deus!”.
Chega-se ao cúmulo de anunciar que o propósito de Deus para o cristão é a excelência financeira, a liderança, e como garantia dessa prosperidade é apresentado o argumento de que o cristão é embaixador do reino de Deus na terra.
Mas, o que a bíblia diz?
Por causa da desobediência de Adão, Deus foi claro: “... maldita é a terra por tua causa; com dor comerás dela todos os dias da tua vida” ( Gn 3:17 ), ou seja, a terra há de produzir dificuldades (espinhos e abrolhos) e do suor do rosto foi estabelecido que o homem coma o seu alimento até que torne ao pó da terra ( Gn 3:19 ).
Da determinação divina destacam-se três elementos:
Para que o povo de Israel pudesse compreender que o alimento cotidiano não trás vida ao homem, antes que a verdadeira vida é proveniente da palavra de Deus, Deus humilhou e deixou o povo ter fome e os sustentou com o maná no deserto.
Enquanto a bíblia deixa claro que para comer o pão terreno é necessário ao homem trabalhar e, que para alcançar a vida eterna é necessário crer na palavra de Deus, os obreiros fraudulentos querem que os cristãos creiam que Deus lhes proverá de alimento e riquezas materiais e, por outro lado, labutem para que haja expansão do reino de Deus na terra.
Através desta distorção dos textos sagrados, muitos líderes concitam seus seguidores a por Deus à prova. Impõe a dúvida dizendo: “Você é filho de Deus? Porque então você vive na miséria?”.
Estes líderes ensinam doutrinas de demônios, visto que quando o diabo tentou a Cristo (que para comer exerceu o oficio de carpinteiro), assim argumentou quando Jesus teve fome: “Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pão” ( Mt 4:3 ).
Naquele instante se Cristo mandasse que as pedras se transformassem em pão, a humanidade estaria perdida para sempre, pois:
Um verdadeiro cristão compreende que:
Mesmo quando Deus enviou o maná no deserto para provar os filhos de Israel, eles tiveram que trabalhar, pois Deus jamais invalida a sua palavra, pois todos tiveram que sair ao campo e colher e, depois tiveram que moer e assar o pão que lhes foi dado a comer ( Ex 16:4 e 23 e 31).
Os sinais que Deus fez no deserto era para que os filhos de Israel cressem na palavra de Deus, pois todas as maravilhas foram operadas segundo a palavra de Deus “Com tudo isto ainda pecaram, e não deram crédito às suas maravilhas” ( Sl 78:32 ).
Se alguém que se diz cristão necessita de milagres para crer, certo é que ainda é incrédulo ( 1Co 1:12 e 1Co 14:22 ), pois os sinais foram feitos para que o homem creiam que Jesus é o Filho de Deus. Se alguém ainda anda a busca de maná, ainda é reprovável diante de Deus, não aprendeu que Cristo é alimento vivo que desceu dos céus para dar vida ao homem, e não riquezas materiais.
Alguém que quer ser sustentado por Deus de forma milagrosa em suas aflições e necessidades cotidiana tenta a Deus assim como fizeram os filhos de Jacó no deserto “E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo carne para o seu apetite” ( Sl 78:18 ), e ainda não compreendeu que Deus quer dar vida ao homem e não pão comum ( Dt 8:3 ).
Quando um pregador utiliza o argumento de que Deus providenciou um banquete ao povo de Israel no deserto e, que, portanto, na condição de filho de Deus, também pode exigir que Deus lhe dê riquezas, simplesmente está orientando os seus seguidores a falarem contra Deus, assim como fizeram os filhos de Israel “E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto? Eis que feriu a penha, e águas correram dela: rebentaram ribeiros em abundância. Poderá também dar-nos pão, ou preparar carne para o seu povo?” ( Sl 78:19 -20).
Enquanto o evangelho é de fé em fé, os pregoeiros da prosperidade sobrevivem de milagre em milagre, enganando e sendo enganados "Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados" ( 2Tm 3:13 ).
A multidão seguia Jesus de cidade em cidade, não porque criam que Ele era o Filho de Deus, antes o buscavam porque comeram pão a fartar ( Jo 6:26 ). Em nossos dias muitos ainda buscam a Cristo por causa de comida e rejeitam o pão vivo que desceu dos céus ( Jo 6:41 ).
Enquanto buscavam a todo custo alcançar a comida que perece, Jesus orienta que o busquem pela comida que permanece para a vida eterna "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" ( Mt 6:33 ).
Se os seguidores de Cristo ouvissem as suas palavras teriam vida ( Is 55:3 ). Se ouvissem as suas palavras comeriam o que é bom, deleitando-se com o que há de excelente ( Is 53:2 ). Porém, contrariando a exortação divina, gastavam as suas forças buscando o Cristo por algo que não lhes dava vida eterna (Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão... ). Buscavam-no somente por causa de alimento perecível (... e o produto do vosso trabalho naquilo que nãopode satisfazer? Is 55:2 ).
Enquanto os homens seguiam o Cristo de cidade em cidade em busca do pão que perece, Ele convidava: “Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” ( Is 545:1 ), visto que o Filho do homem ofertava comida que permanece para a vida eterna ( Jo 6:27 ).
Todos que buscam a Cristo encherão as suas bocas de bens "Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia" ( Sl 103:5 ), pois a bênção do Senhor é peso de glória, diferente das riquezas deste mundo que só podem ser adquiridas através da labuta diária e, consequentemente, acresce dores aos que a buscam, conforme foi estabelecido no Éden por Deus "A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores" ( Pv 10:22 ); "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" ( 1Tm 6:10 ); "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente" ( 2Co 4:17 ).
FONTE: estudosbiblico.org
O tema de muitas mensagens e pregações ditas evangélicas em nossos dias geralmente é um convite à prosperidade material. As promessas contidas na bíblia são apresentadas a muitos incautos como garantia de prosperidade.
O evangelho é apresentado como investimento financeiro. É ordenado nas tribunas: “- Sejam ousados na semeadura! Invista no reino de Deus!”.
Chega-se ao cúmulo de anunciar que o propósito de Deus para o cristão é a excelência financeira, a liderança, e como garantia dessa prosperidade é apresentado o argumento de que o cristão é embaixador do reino de Deus na terra.
Mas, o que a bíblia diz?
Por causa da desobediência de Adão, Deus foi claro: “... maldita é a terra por tua causa; com dor comerás dela todos os dias da tua vida” ( Gn 3:17 ), ou seja, a terra há de produzir dificuldades (espinhos e abrolhos) e do suor do rosto foi estabelecido que o homem coma o seu alimento até que torne ao pó da terra ( Gn 3:19 ).
Da determinação divina destacam-se três elementos:
- Com dor, do suor do rosto, da fadiga, da labuta diária o homem há conseguir o alimento;
- A fadiga, a dor do trabalho traz alimento e não vida;
- Tal determinação é para todos os dias da existência do homem sobre a terra.
Para que o povo de Israel pudesse compreender que o alimento cotidiano não trás vida ao homem, antes que a verdadeira vida é proveniente da palavra de Deus, Deus humilhou e deixou o povo ter fome e os sustentou com o maná no deserto.
Enquanto a bíblia deixa claro que para comer o pão terreno é necessário ao homem trabalhar e, que para alcançar a vida eterna é necessário crer na palavra de Deus, os obreiros fraudulentos querem que os cristãos creiam que Deus lhes proverá de alimento e riquezas materiais e, por outro lado, labutem para que haja expansão do reino de Deus na terra.
Através desta distorção dos textos sagrados, muitos líderes concitam seus seguidores a por Deus à prova. Impõe a dúvida dizendo: “Você é filho de Deus? Porque então você vive na miséria?”.
Estes líderes ensinam doutrinas de demônios, visto que quando o diabo tentou a Cristo (que para comer exerceu o oficio de carpinteiro), assim argumentou quando Jesus teve fome: “Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pão” ( Mt 4:3 ).
Naquele instante se Cristo mandasse que as pedras se transformassem em pão, a humanidade estaria perdida para sempre, pois:
- Cristo demonstraria que estava em dúvida quanto a ser Filho de Deus;
- Contrariaria a vontade e a determinação do Pai quanto aos homens comerem do suor do rosto, e;
- Haveria engano na boca de Cristo, evidencia de que havia engano em seu coração, ou seja, pecado.
Um verdadeiro cristão compreende que:
- O Senhor lhe provê forças para trabalhar e adquirir bens neste mundo ( Dt 8:18 );
- Que nesta existência terrena tudo sucede igualmente a justos e injustos ( Ec 9:2 );
- Que prosperidade financeira não é selo da bênção do Senhor ( Sl 73:3 -5);
- Que Deus o socorre nas suas necessidades ( Fl 4:19 );
- Não deve estar ansioso por cousa alguma ( Mt 6:31 );
- Em tudo deve ter toda a suficiência ( 2Co 9:8 );
- Deve estar contente ( 1Tm 6:8 );
- Não ambicionar coisas elevadas ( Rm 12:16 );
- Não ajuntar tesouro onde a traça e a ferrugem alcançam ( Mt 6:49 );
- Saber que o evangelho não é fonte de lucro, investimento, etc. ( 1Tm 6:5 ).
Mesmo quando Deus enviou o maná no deserto para provar os filhos de Israel, eles tiveram que trabalhar, pois Deus jamais invalida a sua palavra, pois todos tiveram que sair ao campo e colher e, depois tiveram que moer e assar o pão que lhes foi dado a comer ( Ex 16:4 e 23 e 31).
Os sinais que Deus fez no deserto era para que os filhos de Israel cressem na palavra de Deus, pois todas as maravilhas foram operadas segundo a palavra de Deus “Com tudo isto ainda pecaram, e não deram crédito às suas maravilhas” ( Sl 78:32 ).
Se alguém que se diz cristão necessita de milagres para crer, certo é que ainda é incrédulo ( 1Co 1:12 e 1Co 14:22 ), pois os sinais foram feitos para que o homem creiam que Jesus é o Filho de Deus. Se alguém ainda anda a busca de maná, ainda é reprovável diante de Deus, não aprendeu que Cristo é alimento vivo que desceu dos céus para dar vida ao homem, e não riquezas materiais.
Alguém que quer ser sustentado por Deus de forma milagrosa em suas aflições e necessidades cotidiana tenta a Deus assim como fizeram os filhos de Jacó no deserto “E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo carne para o seu apetite” ( Sl 78:18 ), e ainda não compreendeu que Deus quer dar vida ao homem e não pão comum ( Dt 8:3 ).
Quando um pregador utiliza o argumento de que Deus providenciou um banquete ao povo de Israel no deserto e, que, portanto, na condição de filho de Deus, também pode exigir que Deus lhe dê riquezas, simplesmente está orientando os seus seguidores a falarem contra Deus, assim como fizeram os filhos de Israel “E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto? Eis que feriu a penha, e águas correram dela: rebentaram ribeiros em abundância. Poderá também dar-nos pão, ou preparar carne para o seu povo?” ( Sl 78:19 -20).
Enquanto o evangelho é de fé em fé, os pregoeiros da prosperidade sobrevivem de milagre em milagre, enganando e sendo enganados "Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados" ( 2Tm 3:13 ).
A multidão seguia Jesus de cidade em cidade, não porque criam que Ele era o Filho de Deus, antes o buscavam porque comeram pão a fartar ( Jo 6:26 ). Em nossos dias muitos ainda buscam a Cristo por causa de comida e rejeitam o pão vivo que desceu dos céus ( Jo 6:41 ).
Enquanto buscavam a todo custo alcançar a comida que perece, Jesus orienta que o busquem pela comida que permanece para a vida eterna "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" ( Mt 6:33 ).
Se os seguidores de Cristo ouvissem as suas palavras teriam vida ( Is 55:3 ). Se ouvissem as suas palavras comeriam o que é bom, deleitando-se com o que há de excelente ( Is 53:2 ). Porém, contrariando a exortação divina, gastavam as suas forças buscando o Cristo por algo que não lhes dava vida eterna (Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão... ). Buscavam-no somente por causa de alimento perecível (... e o produto do vosso trabalho naquilo que nãopode satisfazer? Is 55:2 ).
Enquanto os homens seguiam o Cristo de cidade em cidade em busca do pão que perece, Ele convidava: “Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” ( Is 545:1 ), visto que o Filho do homem ofertava comida que permanece para a vida eterna ( Jo 6:27 ).
Todos que buscam a Cristo encherão as suas bocas de bens "Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia" ( Sl 103:5 ), pois a bênção do Senhor é peso de glória, diferente das riquezas deste mundo que só podem ser adquiridas através da labuta diária e, consequentemente, acresce dores aos que a buscam, conforme foi estabelecido no Éden por Deus "A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores" ( Pv 10:22 ); "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" ( 1Tm 6:10 ); "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente" ( 2Co 4:17 ).
FONTE: estudosbiblico.org
Assinar:
Postagens (Atom)